VAMOS CONVERSAR?
- novoshorizontespsi
- 2 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

A maioria das pessoas tem horror à simples menção da palavra conflito. Elas confundem com briga, discussão. E se esquecem de que, desde que o mundo é mundo, o conflito permeia as relações humanas. Sem ele não evoluiríamos, não poríamos em xeque aquelas falsas certezas que carregamos, nem nos esforçaríamos para entender o ponto de vista alheio. O problema não é discordar, mas a forma como lidamos com a oposição de ideias e sentimentos, muitas vezes inapropriada, agressiva e violenta.
Há inúmeras definições de conflito. Uma delas é a exposta pelo filósofo francês Jean-Marie Muller no livro O Princípio da Não-Violência: ''É o confronto da minha vontade com a do outro, cada um querendo vencer a resistência alheia''.
Os atritos aparecem porque somos diferentes e pensamos de maneira diferente uns dos outros. Várias vezes por dia somos obrigados a lidar com situações desconfortáveis: o filho que não quer ir à escola, o namorado que faz um comentário machista, a chefe que impõe um processo de trabalho do qual discordamos, a vizinha que implica com o latido do seu cachorro.
Falamos tanto em respeitar as diferenças, mas temos a maior dificuldade do mundo em colocar em prática esse princípio. Entramos em uma discussão muitas vezes dispostos a ''vencer'' a qualquer preço, cheios de razão e de verdades absolutas, esquecendo que cada um de nós tem sua lista própria de verdades absolutas. Portanto, misturamos conflito- que é cada uma daquelas situações tensas que enfrentamos no dia a dia- com o acirramento do conflito- que é o momento em que as partes não mais se ouvem, se agridem e tornam-se violentas.
A boa comunicação permite que sentimentos e pontos de vista distintos venham á tona sem atrito e ajuda a dissolver mal-entendidos gerado pela convivência.
Texto por: Denise Ribeiro - Retirado da revista Bons Fluidos.
Agende já sua consulta!
Tel.: 11 3498-2425
Cel.: 11 98188-5983
Rua Maria Luisa, 26 - Sala 19 - Terminal Piraporinha
Diadema - São Paulo / SP - CEP: 09951-330
Comments